sexta-feira, 16 de maio de 2014

Exposição " Anfíbios-Uma pata na água e outra na terra"

Entre 29 de Abril e 9 de Maio realizou-se a exposição "Anfíbios - uma pata na água outra na terra".
Teve como público alvo toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alfena, tendo-se registado a presença de turmas desde a primária ao secundário.
Esta atividade visava contribuir para o conhecimento da biodiversidade e importância dos charcos, habitats ameaçados, sensibilizando e mobilizando toda a comunidade para a conservação destes enquanto reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos.
Fica aqui registado o nosso agradecimento público à Junta de Freguesia de Alfena pela disponibilidade de colaboração manifestada, tendo-nos facilitado o transporte de alunos para a exposição.
Esta exposição teve o apoio da turma A do 12ºano, que recebeu formação para o efeito.



24 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A exposição "Anfíbios-Uma pata na água e outra na terra", que decorreu entre os dias 29 de abril e 9 de maio, no âmbito da disciplina de Biologia, permitiu observar de perto certas espécies de anfíbios em habitats com características próximas aos seus habitats naturais. Em geral, a exposição decorreu bem e de forma organizada, salientando-se a responsabilidade dos alunos do 12ºA em comparecer atempadamente e com a prontidão que lhes fora pedida, tendo cuidado dos aquaterrários bem como tratado da alimentação dos respetivos animais.
    Marisa Gonçalves

    ResponderEliminar
  3. Decorreu uma exposição “ Anfíbios- uma pata na água e outra na Terra” na nossa Escola. Esta foi exposta para toda a comunidade escolar, de forma que todos os alunos possam aprender acerca dos comportamentos, das espécies, alterações do habitat, aquilo que podemos fazer para os ajudar, essencialmente isto, mas entre outras coisas. Na minha opinião, Eu gostei imenso desta exposição, uma vez que contribui para que estudantes mais novos possam aprender mais sobre esta matéria, pois para nós, seres humanos, os anfíbios são classificados como animais pouco importantes. Também foi importante, porque aprendi mais algumas coisas sobre estes animais que eu não sabia, e gostei de saber. E por fim, a parte de dar comida aos anfíbios, porque são animais com algumas diferenças e é muito interessante vê-los comer, nomeadamente, o sapo parteiro, mas o animal que eu mais gostei foi a rela, pois esta consegue ser a mais dinâmica no meio de eles todos e além disso é preciso ter paciência para lhe dar comida.
    Ana Moreira nº4 12ºA

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, esta exposição foi vantajosa para todos, tanto para a nossa turma, que foi responsável pela sua manutenção, como também para a comunidade escolar que dela pôde usufruir. Para nós, os alunos responsáveis, foi-nos possível conhecer mais sobre este tipo de animais, como os seus hábitos e alimentação por exemplo, para além de que tivemos a oportunidade de passar todo o conhecimento que nos foi transmitido sobre eles à comunidade escolar que nos visitou. Aos alunos que nos visitaram foi-lhe dada a oportunidade de assistirem à manutenção diária dos animais, assim como tocar-lhes, observarem-nos nos seus habitats reproduzidos nos aquaterrários, recolher algum conhecimento sobre os mesmos, e, principalmente, levarem consigo uma nova experiência que tanto a escola como a nossa turma lhes proporcionou, assim como nós, os responsáveis, que também usufruímos de uma nova experiência.
    Foi, portanto, uma exposição que dinamizou o ambiente escolar, assim como também à nossa turma; experiência essa repleta de pontos positivos.

    Catarina Alves Nº1 12ºA

    ResponderEliminar
  5. A exposição "Anfíbios-Uma pata na água e outra na terra", que decorreu entre os dias 29 de Abril e 9 de maio, no âmbito da disciplina de Biologia, foi bastante boa, pois tivemos a hipótese de observar e estabelecer contacto com determinadas espécies de anfíbios que dificilmente conseguiríamos observar no seu habitat natural, foi uma exposição interessante em que aprendemos a cuidar destes seres e apercebemos-nos do quão frágil eles são.

    José Martins nº 18 12ºA

    ResponderEliminar
  6. Entre os dias 29 de abril e 9 de maio decorreu na Escola Secundária de Alfena uma exposição sobre anfíbios denominada “Anfíbios - uma pata na água e outra na terra” com o apoio de “Charcos com vida”.
    Nesta exposição era possível distinguir os anfíbios dos outros animais mostrando as caraterísticas dos primeiros, conhecer e distinguir os vários tipos de anfíbios, conhecer a evolução da água para a terra, o seu ciclo de vida, a diversidade de anfíbios tanto local como global, conhecer e distinguir a forma como os vários tipos anfíbios se reproduzem, conhecer a importância dos anfíbios para o aumento da nossa qualidade de vida, conhecer as ameaças para a vida dos anfíbios, conhecer as medidas que devem ser tomadas por todos nós para a conservação dos anfíbios, foi ainda possível observar e “contactar” se necessário, com diversos tipos de anfíbios, que se encontravam em aquaterrários. Se tal exposição não tivesse ocorrido provavelmente nunca teria essa possibilidade.
    No tratamento dos anfíbios e da exposição tudo decorreu normalmente, sem grandes imprevistos já que o que nos cabia fazer era apenas alimenta-los e conservar os aquaterrários limpos.
    A visita de uma turma do terceiro ano da Escola Primária do Barreiro foi bastante agitada mas muito participativa e interessada, por isso penso que após a visita todos ficaram a conhecer um pouco mais sobre os anfíbios.
    Por tudo isto, acredito que este evento foi muito importante para dar a conhecer os cuidados que devemos ter com os anfíbios e que nunca devemos destrui-los, já que, apesar de não parecer, são importantes para a nossa vida. Foi-nos também possível conhecer um pouco mais acerca da vida destes seres vivos.
    Para concluir este meu comentário, estou convencida que esta experiência nunca será esquecida.
    Ana Sousa, nº6 12ºA

    ResponderEliminar
  7. Na escola secundaria de Alfena do dia 29 de abri até dia 9 de maio realizou-se uma exposição "Anfíbios- uma pata na agua outra na terra" com a ajuda de membros do projeto " Charcos com vida".
    Nesta exposição permitia ajudar a distinguir varias espécies de anfíbios (ex: rã do sapo), o seu habitat, a sua maneira de reprodução, conhecer a importância que eles tem não só para a continuidade da sua espécie como para nós,ser humano. Conhecemos maneiras de prevenção para evitar a extinção. Durante a exposição estiveram sempre presentes 3 aquaterrários que continham varias e diferentes espécies de aquaterrario para outro.
    Foi cedida à nossa turma a responsabilidade de hospedar os anfíbios da melhor maneira dando-lhes alimentação e preservando o seu aquaterrário. Foram feitos turnos entre os alunos para que em todos os intervalos existissem pelo menos 3 alunos prontos a apresentar a exposição a qualquer aluno ou professor que aparecesse por lá. Tive a oportunidade de ver como alimentar e de saber a quantidade de alimento que cada um teria direito dependendo da espécie e do estado em que se encontravam. O único aspecto negativo que posso tirar da exposição e da organização foram os horários pois faziam com que alguns alunos tivessem de ficar de tarde para estarem presente nos intervalos.
    Por fim, acho que exposições como estas devem serem mais frequentes de maneira a divulgar a importância e o cuidado que estes tipos de anfíbios precisam.
    Ricardo Mendes,nº22 12ºA

    ResponderEliminar
  8. Desde do dia 29 de Abril a 9 de Maio foi realizado uma exposição chamada "Anfíbios- uma pata na agua outra na terra" que, como o nome indica, se tratava sobre anfíbios, sendo isto realizado com a ajuda de membros do projeto "Charcos com vida".
    Eu achei a exposição interessante, mesmo que isto tenha sido feito num tempo não lá muito favorável, mas isto ajudou-nos a compreender melhor estas espécies de animais e receber certos bocados de informação que até são engraçados, como das salamandras.
    E posso dizer que já consigo distinguir melhor entre um sapo e uma rã.
    João Pintor, nº15, 12ºA

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. A exposição foi uma oportunidade única de estar perto dos animais sem ter de estar no seu habitat natural. Foi nos dada a possibilidade de aprofundar os nossos conhecimentos em algumas espécies de anfíbios e os seus comportamentos, os seus hábitos alimentares e também a diferente "personalidade de cada individuo. Estes conhecimentos dão nos a entender a fragilidade destes animais e gostei muito de poder tratar deles, as salamandras de costelas salientes foram as mais activas pois ao contrario de maior parte dos animais moviam se com frequência e achei muito interessante a maneira de como eles devoraram o bife de peru dado pelo Dr. Jael Palhas, ele que trouxe esta exposição até nos e nos preparou para tomar conta dela, os tritões marmorados eram mais inativos pois passavam maior parte do seu tempo debaixo de um tronco de madeira, os sapos e as rãs eram todos moderadamente activos, tendo de distinguir o sapo comum pela sua insaciável fome e o sapo de nariz pontiagudo pelos seus ataques de stress. As salamandras de pintas amarelas também não mostravam muita atividade apesar disso achei muito peculiar a forma que as pintas se diferenciavam nos dois indivíduos dando muito facilmente a ver quem era o individuo pelas pintas. No geral gostei muito da exposição, achei que os anfíbios são animais fantásticos de se observamem, apesar de deverem ser observados no seu habitat natural, e que este tipo de atividades é essencial para os esforços de preservar os anfíbios.
    Diogo Filipe nº12 12ºA

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Penso que a exposição " Anfíbios - Uma pata na água e outra na terra" foi uma oportunidade para toda a comunidade educativa de aprender mais sobre os anfíbios, o seu habitat e comportamentos. Deste modo, foi uma exposição produtiva pois acho que todos aprendemos mais sobre como tratar deste animais e valoriza-los pois estes têm grande importância na nossa vida, como na medicina, que muitas vezes desconhece mos.
    Podemos também aperceber nos da fragilidades destes animais, dos cuidados que devemos ter em relação aos mesmos e contactar mais de perto com estes animais. Assim, esta exposição serviu para dinamizar a comunidade para a importância dos anfíbios.

    Ana Ribeiro 12ºA nº2

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. A exposição " Anfíbios-Uma pata na água e outra na terra", decorreu na Escola Secundária de Alfena de 29 de Abril a 9 de Maio
    Na minha opinião, esta exposição foi bastante benéfica para nós uma vez que aprendemos mais acerca dos anfíbios e também, de certa forma, criámos um pouco responsabilidade pois era necessário alimentar os animais que se encontravam nos aquaterrários.
    Penso que foi uma experiência positiva ainda que um algo complicada devido ao facto de termos que alimentar os animais e falando por mim, que tenho um pouco de aversão a este tipo de animais mas, apesar de tudo, foi interessante puder ter um contacto mais próximo com eles e também puder contribuir para a saúde dos mesmos. Acho que todos nós adquirimos informações que, possivelmente, poderão ser-nos úteis caso encontremos estes animais desprotegidos.
    Aprendi a distinguir um sapo de uma rã e pude conhecer algumas espécies de salamandras. O anfíbio que me chamou mais à atenção foi a rela por causa do seu tamanho e também conseguir trepar.
    O aspeto negativo da exposição foi a sua divulgação pois se tivesse sido melhor divulgada no agrupamento, haveria uma maior adesão à exposição e assim poderíamos ter tirado um maior proveito da informação que nos foi dada.

    Mónica Monteiro nº20 12ºA

    ResponderEliminar
  15. Entre os dias 29 de Abril e 9 de Maio realizou-se, na Escola Secundária de Alfena, a exposição “Anfíbios – uma pata na água outra na terra”, que teve como público principal toda a comunidade escolar pertencente ao Agrupamento de Escolas de Alfena.
    Penso que esta exposição foi importante para todos, uma vez que foi possível ficar a conhecer muito mais sobre este tipo de animais, nomeadamente, sobre a sua alimentação e os seus comportamentos.
    Quanto ao tratamento dos animais em causa e à manutenção dos aquaterrários, penso que tudo decorreu como previsto, uma vez que apenas tínhamos que alimentar os anfíbios (com muita paciência) e manter os aquaternários limpos, o que, pessoalmente, se tornava uma tarefa bem mais simples.
    Para alguns dos grupos que ficaram responsáveis pela manutenção dos aquaterrários e pela alimentação dos anfíbios, foi possível receber um grupo de alunos que, quanto ao que sei, levaram uma ideia muito positiva da exposição.
    Assim, apesar de não me continuar a dar muito bem com estes animais, posso afirmar que esta exposição foi uma experiência bastante positiva e educativa.

    Vanessa Amaral nº26 12ºA

    ResponderEliminar
  16. Entre 29 de Abril e 9 de Maio realizou-se a exposição "Anfíbios - uma pata na água outra na terra", na Escolas secundaria de Alfena, tendo-se registado a presença de turmas desde a primária ao secundário.
    Esta exposição tem como objectivo promover a observação e compreensão dos anfíbios, criar empatia com estes animais, desmistificar estes animais e sensibilizar as pessoas para a sua conservação.
    Esta exposição foi benéfica para todos, tanto para a turma responsável, bem como para as pessoas que por la passaram para visitar a exposição.
    A turma responsável ficou encarregada de fazer a manutenção de 3 aquaterrários, dar de comer aos animais que lá se encontravam, bem como de apresentar a exposição as pessoas interessadas na mesma.
    A visita de uma turma do 1º ciclo foi o ponto alto desta exposição pois deu para perceber que a comunidade escolar mais nova se interessa em proteger o nosso meio ambiente e em adquirir conhecimentos que os ajudem nas suas vidas.
    Posso considerar uma experiência inesquecível, não só por causa da intersecção com os animais e com as crianças, mas também pelo conhecimento adquirido através da mesma em relação a diversas vertentes dos anfíbios, como os seus hábitos e a sua alimentação.
    Acho que a escola deve dinamizar mais exposições como esta e permitir a intersecção dos alunos com outros assuntos da nossa sociedade.
    Rui Alves nº25 12ºA

    ResponderEliminar
  17. A exposição "Anfíbios - uma pata na água e outra na terra" teve lugar na Escola Secundária de Alfena, entre os dias 29 de abril e 9 de maio, e foi realizada no âmbito do projeto "Charcos com Vida", ao qual a escola se encontra associada.
    Sendo uma exposição bastante dinâmica, uma vez que era constituída tanto por cartazes informativos como por aquaterrários com organismos vivos, penso que se revelou uma atividade bem sucedida e cativante. De facto, despertou o interesse das várias classes da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alfena - desde alunos da primária ao secundário, passando por professores e até funcionárias da escola, ninguém ficou indiferente àquilo que a exposição oferecia.
    O facto de a turma do 12ºA ter ficado responsável pela sua manutenção (tendo, inclusive, recebido formação para tal) foi, na minha opinião, uma mais valia, pois permitiu-nos adquirir um maior conhecimento sobre a classe dos anfíbios e possibilitou um maior contacto com os animais presentes na exposição, uma vez que tivemos de os alimentar e manter os seus aquaterrários limpos. Os conhecimentos adquiridos foram muito úteis pois, desse modo, pudemos transmitir as diversas informações relativas aos anfíbios aos visitantes da exposição, ajudando-os a, tal como nós, compreender melhor o modo de vida estes animais.
    Para terminar, acredito que esta exposição serviu para consciencializar e alertar a comunidade para a importância dos anfíbios e da sua preservação. Relativamente a aspetos menos positivos, aponto apenas o facto de a divulgação poder ter sido feita de outra forma, uma vez que vários colegas não sabiam da existência da exposição.
    Bruna Gomes, nº9, 12ºA

    ResponderEliminar
  18. A exposição«Anfìbios- uma pata na água e outra na terra» foi bastante dinâmica e informativa.
    Ao mostrar vários tipos de anfíbios em ambientes que simulam o seu habitat natural, serviu para familiarizar as pessoas com este tipo de animais e aprender vários aspectos da sua biologia, e sobretudo a importância que eles têm no ambiente.
    Sobretudo, esta exposição educou-nos sobre a fragilidade do modo de vida destas espéçies, os perigos que certas atitudes humanas representam para estes e as consequênçias que podem resultar da sua extinção.

    João Bruno Moura Silva; nº16, 12ºA

    ResponderEliminar
  19. A exposição "Anfíbios - uma pata na água outra na terra", que decorreu entre os dias 29 de Abril e 9 de Maio de 2014, teve como sede a escola secundária da Alfena e contou com a colaboração do profissional Dr. Jael Palhas- representante da campanha "Charcos com Vida"; o professor António Gomes e, por último, mas não menos importante, a turma do 12º A que teve a formação necessária à participação nesta atividade. Nesta estiveram ainda envolvidos, dois aquaterrários e um terrário, que foram, ambos, bons representantes do meio dos anfíbios presentes.
    Com efeito, a exposição pretendeu não só dinamizar toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alfena para a observação, compreensão e desmitificação dos anfíbios, como também contribuiu para o conhecimento da biodiversidade, tanto regional e nacional, da importância da conservação dos seus habitats e da sensibilização para a preservação dos charcos enquanto reservatórios de biodiversidade e laboratórios vivos. Por outro lado, a informação a que tivemos acesso, através desta iniciativa, que diz respeito à fisionomia, morfologia, hábitos, alimentação, ameaças, cuidados destes animais contribuiu para uma maior e melhor participação da turma. Além disso, é importante realçar que o envolvimento da turma foi praticamente total, que as palestras e visitas de turmas desde a primária ao secundário foram divertidas, pedagógicas e ocorreram sem incidentes; que a colocação dos variados cartazes informativos foi um bom meio de transmissão de informação aos alunos, docentes e funcionários e que a atribuição de nomes comuns aos animais foi uma maneira engraçada de nos adaptarmos mais rapidamente a trabalhar com estes bichinhos. Contudo, saliento que o cuidado dos animais ultrapassava o tempo dos intervalos e que a divulgação da ação não foi suficiente e poderia, talvez, ter sido feita de outra forma.
    Em suma, a iniciativa foi bem-sucedida, cumpriu, a maioria, os seus objetivos; potenciou a adoção de comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, foi uma estratégia inovadora, pedagógica e divertida e pôs-nos em convívio com seres vivos magníficos e frágeis com os quais, provavelmente, nunca conviveríamos de perto! Obrigada!

    Patrícia Monteiro nº21 12ºA.

    ResponderEliminar
  20. Decorreu na Escola Secundária de Alfena, de 29 de Abril a 9 de Maio de 2014, a exposição "Anfíbios - uma pata na água e outra na terra" com a ajuda de membros do projeto “Charcos com vida” e que teve como público toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas de Alfena. Esta exposição foi organizada pelo Dr. Jael Palhas e pelo Professor António Gomes e contou com a colaboração da turma A do 12ºano, que teve formação necessária para poder tratar dos dois aquaterrários e do terrário e transmitir toda a informação necessária ao público.
    Esta exposição permitiu a toda a comunidade estar em contacto com os animais, conhecerem mais sobre os hábitos, alimentação e comportamento destes e também desmistificá-los.
    Quanto à tarefa da nossa turma (12ºA) tenho uma ideia positiva, pois todos tivemos a tarefa de alimenta-los, ainda que com muita paciência e manter os aquaterrários e o terrário limpos, e todos se cumpriram com as suas tarefas. Houve ainda turnos que tiveram que apresentar a exposição a algumas turmas e pelo que ouvi saíram-se muito bem.
    Na minha opinião esta exposição cumpriu com os seus objetivos, e deu-nos uma experiencia de conviver de perto com estes seres que se talvez não fosse assim não teríamos.

    Cátia Pinto nº10 12ºA

    ResponderEliminar
  21. A exposição "Anfíbios - uma pata na água e outra na terra" decorreu na Escola Secundária de Alfena, entre os dias 29 de abril e 9 de maio, no âmbito do projecto "Charcos com Vida", aberto a toda a comunidade educativa. Esta exposição era composta por 3 aquaterrários compostos por diferentes espécies de anfíbios, nomeadamente, sapo comum, rã verde, tritão marmorado, tritão-de-ventre-laranja, rã-de-focinho-pontiagudo, salamandra-de-costelas-salientes e uma rela e também, por cartazes com informações pertinentes acerca dos anfíbios, que foi visitada por alguns membros da comunidade educativa, tanto alunos como professores e funcionários. A turma A do 12ºano,turma responsável por esta exposição, em parceria com o professor António Gomes e pelo Sr. Jael Palhas, representante do projecto "Charcos com Vida", em que este posteriormente nos deu uma palestra. O facto de o 12º A ter sido escolhido como responsável por esta exposição despertou um interesse maior em nós sobre os anfíbios, uma vez que, tivemos de recolher informações pertinentes sobre eles para os podermos alimentar e tratar deles (inclusive, limpar os vidros dos aquaterrarios, retirar o alimento morto e borrifar os fetos). Na minha opinião esta exposição serviu para consciencializar, não só a comunidade educativa, bem como a transmissão de informações aos seus familiares, de todas as informações transmitida por nós e pelo professor responsável aos seus familiares e amigos, para tentar preservar o futuro destas espécies, porque estes animais são extremamente sensíveis. Esta exposição serviu para todos os alunos conseguirem se aproximar mais dos anfíbios conseguindo assim ver alguns comportamentos que na natureza era impossível de visualizar. O único aspecto negativo que tenho para salientar era o sitio da exposição, uma vez que os alunos não costumam frequentar aquela zona e muitas vezes é nos interdita o acesso.
    Ruben Real nº23 12ºA

    ResponderEliminar
  22. Entre os dias 29 de abril e 9 de maio a Escola Secundária de Alfena acolheu a exposição referente ao projecto "Charcos com Vida", "Anfíbios - uma pata na água e outra na terra". Esta exposição esteve aberta a toda comunidade escolar, de modo a dar a conhecer a esta mais sobre os anfíbios. Os responsáveis por esta exposição foram o Dr. Jael Palhas, responsável também pelo projecto "Charcos com Vida", e o professor António Gomes, contando também com o apoio dos alunos da turma A do 12º ano. A exposição teve como objectivo explicar melhor o que são os anfíbios, dar a conhecer a importância dos mesmos em todo o nosso ecossistema e alertar para os problemas recorrentes que estão afectar os anfíbios. Para isso foram montados três aquaterrários com diferentes espécies de anfíbios de modo a mostrar o comportamento e as necessidades destes e também a sua importância. A meu ver foi uma boa exposição que me fez perceber melhor os anfíbios e me fez esclarecer algumas dúvidas e enganos que tinha acerca dos mesmos. Em suma a exposição foi interessante, esclarecedora e algo didática, só pecou pela falta de atenção por parte de toda a comunidade escolar.
    Diogo Pinheiro nº11 12ºA

    ResponderEliminar